Olá True Gamer! Tudo certo com vocês? Hoje vim pra falar um pouco sobre um clássico dos jogos de carro que também marcou presença nos consoles da nova geração.
Gran Turismo é um simulador de corrida que conquistou um grande espaço no mercado de jogos, principalmente porque tem uma mêcanica de jogo muito semelhante a realidade, contendo em sua linha de jogos carros famosos e pistas conhecidas no mundo todo como o Circuito de La Sarthe.
O mais recente jogo da série é o Gran Turismo 5 que é exclusivo para o PlayStation 3 e conta com algumas novidades em relação ao jogo anterior, porém o game deixa muito a desejar quanto a renovação do jogo quanto ao game anterior, visto que ele se parece muito em termos de campeonatos e dinâmica do jogo, embora o jogo tenha demorado a sair, a certos pontos do game parece que ele está inacabado.
O jogo também teve todos seus campeonatos reduzidos, Ex: em Gran Turismo 4 havia campeonatos das marcas de carros e haviam cameponatos exclusivo de países ou seja campeonatos Americanos, Australianos e etc, coisa que em Gran Turismo 5 simplismente foi retirado, em conpensação a isso o modo online do jogo realmente é muito bom, visto que podemos competir com pessoas de todo o mundo e estilo de jogo. Através do modo online é possível conversar via microfone com outros jogadores também, determinar restrições para cada sala e ter um bom divertimento e temos também eventos semanais programados para o jogo. Uma novidade que a maioria dos players gostaram é poder jogar no modo Cockpit onde é possível jogar numa visão como se estivesse dentro do carro, porém, carros especiais no jogo tem uma personalização dentro do carro, enquanto os outros parecem seguir um padrão.
Um ponto que particularmente chamou atenção minha e do meu irmão enquanto jogavamos Gran Turismo 5 aqui em casa foi a PitStop do jogo, que parece que foi feito ás pressas e acabou saindo mal feito, um exemplo é o cano de abastecimento de gasolina que parece flutuar no ar ou entra dentro do carro o transpassando. A interface do game ficou bem diferente em relação ao game anterior, não se limitando as funções apenas em um mapa,porém todas as funções do game foram resumidas em um painel. Existem dois modos no jogo, o modo A-SPEC e o B-SPEC que já existiam no jogo anterior, porém ambos tiverem modificaões, antes você poderia usar os dois modos no Gran Turismo para vencer uma corrida, Ex: Se eu estivesse conduzindo o carro em uma corrida, poderia abastecer e trocar para que a I.A conduzisse pra mim o resto da corrida. Agora só é possivel jogar com cada um de uma vez, ou seja, se quiser jogar o modo A-SPEC você será o piloto, se for jogar o modo B-SPEC você auxilia um piloto na corrida, criando um piloto para que a I.A conduza pra você. o GT AUTO permaneceu no jogo com mais funções do que apenas lavar o carro e trocar o óleo, agora você pode trocar cor de carros, fazer manuntenção do seu carro e etc. Outro ponto que entrou para o jogo é a questão de uso do seu carro e danos que podem ser causados a ele durante corridas, fazendo com que o desepenho dele seja afetado em corridas futuras, o que pode ser resolvido no GT AUTO.
Outro aspecto também é o péssimo sistema de danos no carro que é muito criticado, onde você pode acabar capotando seu carro e ele sairá apenas com alguns arranhões. A customização de carros também permaneceu no jogo, podendo ser possível fazer mudanças no motor, aumentar a potência do carro entre outros aspectos e agora não é necessário ir até a concessionária do carros para fazer estas modificações. Ao terminar uma corrida você recebe carros como prêmio, em Gran Turismo5 foi introduzido sistema de entrega de carros, tornando o mais realista neste aspecto.
Para um simulador de corridas, Gran Turismo 5 deixou a desejar em diversos aspectos, porém teve vários pontos altos como as corridas de 24 horas de duração que realmente testam as habilidades e os limites dos jogadores, os gráficos também apresentaram uma grande melhoria e realismo, várias marcas famosas de carros que vinham sendo requisitas por fãs foram introduzidas na série como ex. a famosa Ferrari, McLaren e lamborghini. Embora eu não seja fã de jogos como Gran Turismo, ele é uma boa pedida para quem é fã do gênero, com certeza pode ser jogado sem medo.
Segue alguns vídeos do Game:
( Reparem o cara da gasolina kkkkk')
E ai pessoal gostaram? Comentem e até a próxima!
Enjoy ;D
Agradecimentos: Este review foi feito em conjunto ao meu irmão que é um grande fã da série.
Game: Gran Turismo 5
Plataforma: PS3
Desenvolvedora: Polyphony Digital Inc
Próximo Review feito por mim, será sobre o game Castlevania: Lords of Shadow (sou muito fã da série <3) Aguardem ;D