Home » , » Estamos preste a ganhar mais uma batalha contra os impostos de jogos vendidos no Brasil

Estamos preste a ganhar mais uma batalha contra os impostos de jogos vendidos no Brasil

hugomotta_kotakubrA redução no preço de games no Brasil tem sido uma das principais lutas da indústria nacional, e apesar de ela ainda não ter acabado, um grande avanço acaba de ser feito.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30)  o projeto de lei que estende aos games os benefícios da Lei de Informática. Isso quer dizer que games e consoles poderão ter o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido caso os fabricantes invistam parte do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

E isso é bom para todos, mas principalmente para as empresas. O que afeta mais diretamente o bolso do jogador é que o texto também prevê a redução a zero do PIS e do Cofins sobre a importação de jogos de uso domiciliar, colocando-os na mesma categoria de livros comprados no exterior. Na prática, isso quer dizer que se você comprar um jogo na Play-Asia ou na EStarland, não vai mais correr o risco de ver a encomenda ser taxada na alfândega.

O texto, de autoria do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), reúne elementos de três outros Projetos de Lei: o 514/11, de Antonio Carlos Mendes (PSDB-SP), o 899/11, de Mauro Mariani (PMBD-SC) e 943/11 de Sandro Alex (PPS-PR).

Apesar de já ter sido aprovado na Câmara dos Deputados sem necessidade de ir ao Plenário, o projeto de lei ainda precisa passar pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania eFinanças e Tributação antes de virar lei.

Esta última etapa deve ser a maior barreira para que o projeto vire realidade, já que vai ser preciso convencer os donos do dinheiro de que vale a pena abrir mão da arrecadação desses impostos – mesmo que seja para um bem maior no futuro.

jogo-justo

Enquanto isso, o projeto Jogo Justo, que apontava justamente o caminho da Lei de Informática como uma das chances para termos jogos mais baratos no Brasil, assumiu a autoria do atentado: “Lembrando que o #jogojusto fez história hoje, o primeiro projeto de redução de imposto aprovado. Obrigado de coração a todos que nos apoiam” foi a mensagem publicada no Twitter.

Share this article :
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. True Gamer Cast - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger